Falando já da fase anos 80 e 90 do Afonsinho: acho que essa foi a melhor fase do personagem durante toda a produção nacional. Mas, vamos por parte:
Década de 1980: o Brasil vivia o auge da produção de HQs Disney com histórias dos três universos distintos (Mickey, Donald e Zé Carioca), com algumas histórias e séries inclusive misturando os universos. Nessa época, nosso estúdio de HQs fazia séries como: Zé em Patópolis, Agência de Detetives Moleza, A Turma da Pata Lee, TV Patinhas, A Nova Margarida e, continua fazendo histórias com a turma do jornal, A Patada. Mas, voltando ao Afonso, para se ter uma ideia do veloz crescimento do personagem nos quadrinhos, o número de histórias feitos, em 7 anos, na década de 1970, foi de 10 HQs (sendo que no ano de 1974 não foi feita nenhuma história dele), já, nos primeiros 7 anos, da década de 1980, foi de 107 HQs (sendo que no ano de 1981 não foi feita nenhuma história dele).
Década de 1990: o ritmo não desceu e sim subiu de nível, com o Afonsinho superando as suas 153 HQs feitas no período da década de 80 e pulando para "míseras" 270 HQs (incluindo GAGs e piadas).
Anos 2000: quanto a partir de 2000, a produção caiu de vez e teve uma significativa queda de 235 HQs, ou seja, de 270 histórias caiu pra 35 histórias. Tem uma justificativa? Claro! O estúdio nacional de quadrinhos Disney já estava fechando as portas e só produziu HQs por 2 anos (um número até grande pra tão pouco tempo).
Afinidades com os amigos: o Afonsinho é super gente-boa, calmo, tranquilão, e, ás vezes, acaba sendo um alvo. Por quem? Pelo Zé, claro! Se o Nestor não tá por perto, pra quem vocês acham que o malandro pede dinheiro emprestado? Preciso responder?
Ele também é retratado em algumas HQs como sustentado por ter uma banca de frutas numa feira da vila.
Resumindo: acho o Afonsinho um personagem completo e um tanto desconhecido pelos leitores novatos da turma do Zé. Por isso, a ideia de apresentar esse post aqui no QD (para explicar o quão bom personagem Disney ele é).
Oi Andrey...
ResponderExcluirBoa Biografia do Afonsinho... A turma do Zé sempre foi muito legal, ele, o Pedrão, a Zé Galo, todos no geral...
Eu lembro de uma história que o Afonsinho era o assistente do Super-Herói Capitão Porreta (o Pedrão), mas não lembro em qual revista...
Grande abraço...
Que bom que gostou, Daniel.
ExcluirJá li uma HQ do Cap. também e o Afonsinho toca o berimbau.
É um grande personagem e um tanto desconhecido.