Google Tradutor

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Afonsinho. O pato da Vila Xurupita


Oi pessoal, como comentado aqui, volto a fazer posts especiais sobre personagens Disney e após ler um HQ do Zé, da década de 80, me veio a cabeça como o personagem mais desconhecido e sumido da turma da vila é também o mais simples e gente boa.

Bom vamos pelo começo: o Afonsinho foi criado, por Carlos Alberto Paes de Oliveira e Renato Canini, para uma aparição "cameo" (ou num único quadrinho, uma única vez na história), em 07 de setembro de 1973 (nessa HQ). Nessa dita história, o Afonso (ou Afonsinho) apareceu em somente um quadrinho e com um "look", um visual diferente.

Partindo pra segunda parte dessa história: em 08 de agosto de 1975 (dois anos, um mês e um dia depois), a HQ A Escola de Detetives foi feita com o roteiro do (já falecido) Ivan Saidenberg e desenhos do (já comentado) Renato Vinicius Canini. Aí é que está a pegadinha! Essa é que é considerada a 1ª aparição do pato Afonso pelo Inducks e pela própria Disney Brasil. Nessa história, o Afonsinho quer ter aulas na escola de detetives do Zé (já com um visual mais parecido com o de hoje me dia).

Já na terceira parte da sua carreira: criada em 05 de setembro de 1975, vemos um Afonsinho mais desenvolvido já com umas características que ele levaria para sempre: calmo, tranquilão, na dele, um tanto superticioso.

O currículo do Afonsinho é extenso. Ele abriga mais de 400 histórias no Inducks (aqui) e, sem dúvida alguma, é um dos melhores personagens da vila.

Amanhã, na segunda parte da matéria, falarei sobre a fase dos anos 80 e 90 do personagem e também da sua afinidade com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário