Google Tradutor
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Zé Carioca. O Malandro Boa Pinta (2)
Continuando a biografia do Zé falarei sobre a fase inicial dos Estúdios Abril, da série Zé-Fraude e dos personagens do seu universo.
O Primeiro desenhista brasileiro dos Estúdios Disney com certeza foi Jorge Kato, esse ótimo desenhista trabalhou na Abril de 1953 á 1990. Outro experiente desenhista foi Waldyr Igayara de Souza que trabalhou nos estúdios disney por mais ou menos 30 anos (1960s-1990s). Após eles vieram outros roteirista e desenhistas de talento. Vejam alguns exemplos abaixo:
Carlos Alberto Paes de Oliveira;
Carlos Edgard Herrero;
Ivan Saidenberg;
Júlio de Andrade;
Moacir Rodrigues Soares;
Oscar Kern;
Primaggio Mantovi;
Renato V. Canini;
Sérgio Lima.
Versões Brasileiras (Zé-Fraude como é mais conhecida) foi uma série de histórias em que um personagem principal, como o Mickey ou o Donald, era tirado da HQ e colocavam o Zé Carioca em seu lugar. Por isso não estranhem se muitas vezes vocês virem o Zé contracenando com o Pateta ou o Peninha.
Passemos agora pro seu universo, pra falarmos de seus parentes e amigos:
Rosa Rocha Vaz (Rosinha como é mais conhecida) é a namorada de Zé Carioca. Ela sempre tenta convencer o pai de que o Zé é um bom namorado, nunca com sucesso. A sua primeira aparição foi na HQ Como Almoçar de Graça. Rosinha parece não ter profissão fixa, pois muitas vezes (ou sempre) é retratada como dependendo do pai.
Nestor: é o melhor amigo do Zé, está sempre ao seu lado e é sempre o maior alvo na hora que o assunto é grana. Zé e Nestor trabalham como sócios em muitas histórias, um grande exemplo mesmo é a série de HQs Agência de Detetives Moleza, onde eles tentam resolver crimes um tanto "diferentes" como o sumiço de um pé de chinelo e o roubo de algumas jacas.
Pedrão: Um dos amigos do Zé, é sempre a maior "vítima" quando o assunto é feijoada ou jacas. Ninguém sabe ao certo quando o Pedrão foi criado. É chamado de Pedro Feijoada por fazer a melhor feijoada do país.
Afonsinho: É um outro amigo do Zé. Afonsinho nas histórias tem uma tenda de frutas numa feira e quase sempre é um alvo do Zé. Ele foi criado por Renato Canini em 1975 na história A Escola de Detetives.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário